Como usar o Whatsapp Bussines para gerar Leads

Como gerar leads pelo whatsapp

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. Além de ser uma ferramenta de comunicação pessoal, o WhatsApp também oferece uma versão voltada para as empresas, chamada WhatsApp Business.

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que permite que as empresas criem um perfil profissional, com informações como endereço, horário de funcionamento, descrição, catálogo de produtos e serviços, e link para o site. O aplicativo também facilita o contato com os clientes, através de mensagens automáticas, rápidas e personalizadas.

Mas como usar o WhatsApp Business para gerar leads, ou seja, potenciais clientes interessados no seu negócio? Neste post, vamos dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo essa ferramenta para atrair, engajar e converter leads.

1. Crie uma lista de transmissão

Uma lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite enviar uma mesma mensagem para vários contatos de uma só vez, sem que eles saibam quem mais recebeu. É uma forma de fazer um anúncio ou uma divulgação para um grupo de pessoas que já têm algum relacionamento com a sua empresa.

Para criar uma lista de transmissão, você precisa ter o número de telefone dos seus contatos salvos na agenda do seu celular. Depois, basta abrir o WhatsApp Business, tocar no ícone de três pontos no canto superior direito, selecionar “Nova transmissão” e escolher os contatos que deseja incluir.

Você pode usar a lista de transmissão para enviar conteúdos relevantes, como dicas, novidades, promoções, convites, pesquisas, etc. Mas cuidado para não exagerar na frequência e na quantidade de mensagens, pois isso pode irritar os seus contatos e fazer com que eles bloqueiem ou saiam da lista.

2. Use etiquetas para organizar os seus contatos

As etiquetas são uma forma de categorizar os seus contatos no WhatsApp Business, de acordo com o estágio em que eles se encontram no seu funil de vendas. Por exemplo, você pode criar etiquetas como “Novo lead”, “Lead qualificado”, “Oportunidade”, “Cliente”, “Cliente fidelizado”, etc.

Para usar as etiquetas, você precisa abrir uma conversa com um contato, tocar no ícone de três pontos no canto superior direito, selecionar “Etiquetar conversa” e escolher uma das etiquetas disponíveis ou criar uma nova. Você pode usar mais de uma etiqueta por contato, se quiser.

As etiquetas ajudam a organizar os seus contatos e a definir as melhores estratégias de abordagem para cada um. Por exemplo, você pode enviar mensagens diferentes para os contatos que estão na fase de “Novo lead” e para os que estão na fase de “Oportunidade”. Você também pode filtrar os seus contatos por etiqueta, para facilitar a visualização e o gerenciamento.

3. Aproveite as métricas do WhatsApp Business

O WhatsApp Business oferece algumas métricas que podem ajudar a avaliar o desempenho das suas ações de marketing e vendas no aplicativo. Para acessar as métricas, você precisa abrir o WhatsApp Business, tocar no ícone de três pontos no canto superior direito, selecionar “Configurações”, “Configurações da empresa” e “Estatísticas”.

As métricas disponíveis são:

  • Mensagens enviadas: o número de mensagens que você enviou para os seus contatos.
  • Mensagens entregues: o número de mensagens que foram entregues aos seus contatos (ou seja, que chegaram ao celular deles, mas não necessariamente foram lidas).
  • Mensagens lidas: o número de mensagens que foram lidas pelos seus contatos.
  • Mensagens recebidas: o número de mensagens que você recebeu dos seus contatos.

Essas métricas podem ajudar a medir o alcance, o engajamento e a resposta das suas campanhas no WhatsApp Business. Por exemplo, você pode comparar o número de mensagens enviadas com o número de mensagens lidas, para ver qual foi a taxa de abertura das suas mensagens. Você também pode comparar o número de mensagens recebidas com o número de mensagens enviadas, para ver qual foi a taxa de resposta das suas mensagens.

Conclusão

O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para gerar leads e aumentar as suas vendas. Com ele, você pode criar um perfil profissional, enviar mensagens personalizadas, organizar os seus contatos, e acompanhar as suas métricas. Mas lembre-se de que o WhatsApp Business é apenas um canal de comunicação, e que o sucesso das suas ações depende da qualidade do seu conteúdo e do seu relacionamento com os seus leads. Por isso, seja sempre educado, relevante e respeitoso, e ofereça soluções que agreguem valor para os seus potenciais clientes.

Espero que você tenha gostado deste blog post. Se você quiser saber mais sobre o WhatsApp Business ou sobre outras estratégias de marketing digital, entre em contato comigo pelo WhatsApp Business. Será um prazer conversar com você.